Mick Schumacher teve sua estreia na F1 cancelada
O que deveria ser uma manhã de alegria para Mick Schumacher e para Callum Ilott acabou virando frustração. Os pilotos fariam suas estreias em uma sessão oficial da Fórmula 1, no primeiro treino livre do GP de Eifel, na manhã desta sexta-feira, mas as condições climáticas no circuito de Nurburgring fizeram a direção de prova cancelar as atividades de pista. Agora, a chance mais provável dos jovens pilotos estrearem é no GP de Abu Dhabi, segundo o chefe da Ferrari, Mattia Binotto.
– Obviamente, é uma pena para eles, teria sido uma grande oportunidade aqui de fazer sua estreia na F1. Claro que podemos tentar nos reorganizar nas próximas corridas, mas será muito difícil. Acho que o próximo GP é Portimão, um novo circuito para todos, para a F1, então acho que nossos melhores pilotos vão precisar treinar também. Temos Ímola, que é realizado em dois dias, e depois para a Turquia, novamente novo circuito. E depois é o Bahrein, onde eles têm suas corridas de F2, e para finalizar o campeonato, eles precisam estar focados. Muito provavelmente a próxima oportunidade agora será Abu Dhabi e não antes – explica Binotto.
Os problemas que fizeram a direção de prova cancelar tanto o primeiro quanto o segundo treino não foram causados pela chuva ou o frio na região do autódromo, mas a neblina que impediria a decolagem do helicóptero médico em caso de necessidade de transportar algum piloto acidentado.
O hospital mais próximo que atende aos requisitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para pacientes mais graves fica a 54km do autódromo, e as condições de voo entre as duas localidades não permitiam uma viagem de helicóptero. Como o trajeto por via terrestre dura mais de 20 minutos, um tempo maior do que o exigido pela entidade, o início da sessão não foi autorizado.
A previsão do tempo para este sábado é mais animadora, e a tendência é de que os carros possam entrar na pista sem chuva ou neblina, mas ainda assim com muito frio. Para o domingo, a meteorologia indica mais chuva, com um cenário parecido com o desta sexta-feira. Informa o Globo Esporte.