Mulher

Mascne: o uso de máscaras para proteger contra o coronavírus está causando problemas na pele


Para todos nós as máscaras viraram uma parte essencial do cotidiano graças ao coronavírus. Mas usar uma com muita frequência tem um efeito colateral indesejável: a formação de acne por conta da máscara, ou “mascne“.

“A mascne é um problema real. Sem dúvidas”, diz Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos. “Eu uso duas máscaras e, às vezes, um protetor facial com viseira e eu mesma já tive isso e continuo tendo.”

Mas o que exatamente causa mascne?

Segundo a dermatologista Angeline Yong, “o contínuo esfregar da máscara contra nossa pele causa pequenas rupturas, facilitando a entrada de bactérias e sujeira  que ocasiona o entupimento dos nossos poros”. Além disso, o ar fica úmido embaixo da máscara. “Respirar dentro da máscara cria um ambiente quente e úmido que aumenta a produção de suor, oleosidade e bactérias. Somando-se a isso o fato de que as máscaras são oclusivas [feitas para bloquear tudo] por natureza, e temos aí uma receita para o desastre para a pele”, diz Yong.

O que fazer para evitar?

A dermatologista diz a seus clientes que a única forma de combater a mascne é evitando usar cremes grossos e oclusivos. Ela sempre informa aos pacientes “para escolherem produtos mais leves e baseados em água. Hidratantes leves também podem servir como uma barreira adicional e prevenir contra irritação”, diz ela. “você também deveria estar usando um esfoliante leve e sutil para ajudar na absorção do hidratante.”

As empresas que vendem produtos para pele perceberam rapidamente o fenômeno da mascne. A marca coreana Dr. Jart agora tem uma categoria especial em seu site, “Maskne Essentials”, com itens como “barreira facial para máscaras” e adesivos contra acne.

Segundo a marca L’Oreal, nos últimos meses, houve um aumento muito grande na procura por produtos de limpeza de pele. Jochen Zaumseil, vice-presidente da empresa na Ásia e Pacífico, disse que a mudança de hábitos de higiene provocada pela covid-19 é um dos fatores que influenciam esta alta.

Maquiagem em baixa

Enquanto a indústria dos cuidados com a pele está prosperando, a de maquiagem está em queda, porque as pessoas estão passando mais tempo em casa por causa da pandemia.

Zaumseil diz que as vendas deve voltar ao normal quando tudo passar ou quando os escritórios reabrirem. De acordo com a L’Oréal, isso já acontece na China, que parece estar em uma situação diferente em relação ao coronavírus em comparação com ao restante do mundo.

A empresa diz que 34% das chinesas usavam maquiagem em fevereiro, o auge da quarentena no país. No começo de julho, eram 68%. No entanto, a L’Oréal disse que existe uma demanda consistente por produtos que realcem características acima da máscara.

“Os olhos são a parte mais visível do rosto agora, então, delineadores estão vendendo muito bem”, disse Zaumseil.

Outro produto popular são os batons que não borram e não passam para a máscara. No YouTube, há muitos vídeos que ensinam a combinar maquiagem e máscaras. Contornos pesados estão fora de moda. Olhos ousados são a bola da vez.

“Estamos focando mais em sobrancelhas, sombras, porque é algo que cobre metade do seu rosto. Eu gosto de sobrancelhas grossas e uma palheta de cores ousada e colorida para ressaltar os olhos”, diz a youtuber americana Melina Basnight.

Eu, Aline Carvalho, como maquiadora profissional, não recomendo o uso de maquiagem no rosto todo. Tenho pele acneica e estou sofrendo com a mascne!

Minha recomendação é usar um protetor solar com toque seco e com cor para que a pele tenha um pouquinho de cobertura. Nos lábios não faz muito sentido usar batom, mesmo que seja matte, mas se você faz questão do batom, recomendo que use e abuse dos liptints que tem uma ótima fixação e não transferem.

Nesse momento não temos que nos preocupar com uma pele impecável, muitos contornos e iluminação, agora a frase “Menos é mais” é praticamente uma lei. Foque nos olhos, use e abuse das sombras, delineadores e cílios postiços. E sempre que estiver em um ambiente seguro, retire a máscara para que sua pele possa respirar.

 

Aline Carvalho, maquiadora profissional.

Informações da BBC News Brasil




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo