Cuidados com maquiagem em tempos de pandemia
O Coronavírus chegou causando grandes impactos em todo mundo, praticamente todos os setores da economia foram afetados. Os salões no DF ficaram fechados por quase 4 meses, a demora na reabertura foi causada principalmente pela dificuldade da criação de um protocolo que minimizasse os riscos de contaminação.
Após a reabertura, muitos serviços voltaram à normalidade, mas o de maquiagem ainda está bem longe do movimento normal, a “culpa” está na falta de eventos e em parte no medo natural que clientes sentem diante da nossa nova realidade.
Trabalho com maquiagem há quase 10 anos e sempre tive o cuidado de não usar o mesmo pincel em mais de uma cliente, manter o material sempre limpo muito antes de existir pandemia. Com o surgimento desse novo vírus, esses cuidados foram aumentados.
Antes mesmo da reabertura do comércio, pesquisei muito sobre como poderia manter a limpeza do meu material sem estragá-lo e dando segurança às clientes. Cheguei ao álcool isopropílico. Esse álcool é utilizado para limpeza de placas e equipamentos eletrônicos que não podem ter nenhum contato com água. Como sou bacharel em Tecnologia da Informação, eu já conhecia a maneira de usar esse álcool e testei no meu material. Ao borrifar nas paletas de sombras/blush/iluminadores/pó facial, o álcool evapora rapidamente, deixando assim a superfície limpa. Entre um atendimento e outro é tempo suficiente para secar sem prejudicar a aplicação dos produtos.
Outra providência tomada foi a criação de kits individuais de pincéis. Lavo sempre meus pincéis, finalizo com álcool e após estarem totalmente secos, coloco em embalagem plástica não reaproveitável. Assim, no momento do atendimento, abro a embalagem na frente da cliente para que ela veja que os pincéis não estavam expostos ao ambiente. Ao final do atendimento os pincéis são separados para que não sejam utilizados em outra cliente.
Ver essa foto no Instagram
Eu atendo no salão Red Hair Makeup, que investiu muito nos cuidados diários para preservar a saúde de clientes e de toda a equipe. A proprietária, Karine Cavalcante, além cumprir todas as exigências do decreto 40.939 do GDF, ainda construiu um banheiro extra para que nenhum cliente tenha dificuldade em sua higiene pessoal. Além disso, temos o tapete higienizante logo na entrada do salão, os lavatórios estão separados por proteção acrílica, bem como a equipe da recepção. Sofás também foram retirados para evitar aglomerações.
Há também o controle da agenda, só entram no salão os clientes previamente agendados, esse controle é feito com câmera e interfone na parte externa do salão. O Red também dispõe de duas salas para atendimento de noivas que podem ser usadas, se estiverem disponíveis, no atendimento de maquiagem caso a cliente se sinta mais segura assim.
Ver essa foto no Instagram
São muitos os cuidados que eu e todas as minhas colegas de salão estamos tendo para garantir a segurança nos atendimentos de maquiagem, tanto para clientes quanto para nós profissionais. É um momento delicado que exige muita atenção, mas tenha a certeza de que tudo foi feito para minimizar a contaminação no ambiente do salão.
O salão Red Hair Makeup fica localizado na QI 09 do Lago Sul em Brasília.