Economia

Relator diz que Bolsonaro autorizou a inclusão de um novo programa social no Orçamento


O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento da União para 2021, disse nesta quarta-feira (16) que foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a incluir despesas com um novo programa social em seu relatório.

Bittar teve uma reunião com o presidente no Palácio do Planalto e falou com a imprensa após o encontro.

O presidente disse que estava desistindo do programa depois que a equipe econômica começou a defender cortes de outros benefícios para financiar o Renda Brasil.

O projeto do Orçamento detalha todas as receitas e despesas do governo federal para o ano e precisa ser aprovado pelo Congresso.

De acordo com Bittar, o momento não é de “especular” sobre onde serão feitos os cortes de gastos para viabilizar o novo programa. Ele disse que apresentará o relatório na semana que vem, já com as despesas previstas para o auxílio aos mais pobres.

“Não adianta agora a gente especular do que vai tirar, onde que vai cortar, mas estou autorizado pelo presidente, ele me deu sinal verde. E, a partir de agora, vou conversar com os líderes do governo no Senado e na Câmara, conversar com a equipe econômica. Mas, na semana que vem, a ideia é apresentar um relatório que tenha as PECs e a criação desse programa”, afirmou o senador.

Reunião com equipe econômica

Bittar também se reuniu nesta quarta com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na saída, o senador afirmou que, se depender dele, o novo programa pode ser apresentado na próxima terça-feira (22).

Segundo o relator, a proposta é unificar todos os outros programas sociais que já são pagos atualmente. Bittar afirma que, nesse primeiro momento, não será preciso detalhar o orçamento do programa – e nem a origem do dinheiro.

“O gasto, qualquer que seja ele, tem que constar no Orçamento. O que pode acontecer é você criar o programa, cria a rubrica, e pode esmiuçar isso mais na frente. Não precisa obrigatoriamente criar, dizer quanto é o valor, de onde vai sair tudo nesse momento. Você cria a caixinha, cria o programa”, disse.

Após a reunião com Guedes, Bittar afirmou ainda que a ideia é que tudo seja discutido dentro do governo antes de ser divulgado para o público, segundo informações do G1.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo