Operação Verde Brasil: Governo Federal já investiu cerca de 520 milhões, diz Heleno
O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), fez um balanço da ‘Operação Verde Brasil’, durante Audiência Pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para debater o Fundo Clima.
O evento foi motivado pela ADPF 708 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), ajuizada pelo PSB, PT, PSOL e REDE, que tem como objeto suposta omissão da União em não liberar valores do Fundo Clima a partir de 2019.
De acordo com o ministro, o Executivo já investiu cerca de 520 milhões de reais na operação, que ainda se encontra em execução.
Ele ainda ressaltou que participam da força-tarefa o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Aeronáutica, a ABIN, a Força Nacional de Segurança Pública, o Sistema de Proteção da Amazônia, o ICMBio e o IBAMA – que fazem parte do Ministério do Meio Ambiente, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Até o momento, foram utilizados:
2.175 homens e mulheres;
87 veículos;
três navios;
21 embarcações;
7 aeronaves.
Foram apreendidos:
372 kg de drogas;
176 tratores;
184 dragas;
112 máquinas de mineração;
14 aeronaves;
889 embarcações;
329 veículos.
Além disso, foram realizadas 177 prisões e recuperados 29. 476 metros cúbicos de madeira extraídos ilegalmente. As multas aplicadas atingiram o valor de 1 bilhão e 380 milhões de reais.
“E alardeiam publicamente que nada foi feito pelo governo federal”, frisou Heleno.
Segundo o general, “não podemos admitir e incentivar que nações, entidades e personalidades estrangeiras, sem passado que lhes dê autoridade moral para nos criticar, tenham sucesso no seu objetivo principal obviamente oculto, mas evidente para os não inocentes, que é prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro”.
Fundo Nacional
O Fundo Nacional sobre mudança do clima é um instrumento da política nacional que tem a finalidade de financiar projetos, estudos e financiamento de empreendimentos que permitam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos das mudanças do clima.
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Fundo disponibiliza recursos em duas modalidades, reembolsável e não reembolsável, sendo os recursos reembolsáveis administrados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e os não reembolsáveis pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), informa o Conexão Política.