Mundo

Em debate Trump e Biden trocam acusações pessoais e expõem discordâncias


Faltando 35 dias para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden discutiram acaloradamente nesta terça-feira (29) em seu primeiro debate.

O presidente Trump foi o primeiro a ser questionado, tendo que responder por que indicou Amy Coney Barrett para a Suprema Corte a pouco mais de um mês para a eleição presidencial.

“Não fui eleito para três anos, fui eleito para quatro”, justificou Trump.

Biden afirmou que a nomeação não deveria ser feita neste momento porque a eleição já está em andamento, uma vez que a votação por correio já foi iniciada em alguns estados.

A conversa então foi direcionada para a área de saúde e a promessa de Trump de encerrar o Obamacare, e Biden disse que Barrett “acredita que o Affordable Care Act não é constitucional”. Segundo o democrata, colocar a juíza na Suprema Corte é a forma de Trump entregar sua promessa de campanha.

Foi então que Trump acusou o candidato democrata de ser aliado da esquerda radical: “Seu partido quer adotar a medicina socialista”, acusou, sendo rebatido pelo adversário.

A troca de farpas aumentou quando o o coronavírus foi discutido, com Trump insistindo que a imprensa quer prejudicá-lo com uma imagem negativa, embora até mesmo governadores democratas elogiem suas iniciativas no combate à pandemia. Biden chegou a rir da afirmação. Ainda assim, o presidente tentou comparar a crise com a epidemia de gripe suína de 2009, que, segundo ele, foi enfrentada de forma desastrosa por Obama. Em resposta, seu adversário lembrou que a gripe suína matou 14 mil americanos, em comparação com as 200 mil mortes da Covid-19.

Em determinado momento, Biden se irritou e chegou a pedir para que Trump se calasse para que ele pudesse falar: ‘Você quer se calar, homem?’. Este, porém, não foi seu primeiro momento de irritação.

Quando ainda discutiam planos de saúde, Biden chegou a chamar o presidente de palhaço: “Tudo que ele está dizendo até agora é simplesmente mentira. Todo mundo sabe que ele é um mentiroso… você tem alguma ideia do que este palhaço está fazendo?”, demonstrando notório despreparo emocional.Trump também não ficou atrás e lançou provocações, respondendo às críticas sobre sua atuação em relação à pandemia de coronavírus dizendo que “você não deveria falar em esperteza comigo, não há nada de esperto em você, Joe”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo