Distrito Federal: Viaduto perto da Ponte Costa e Silva solta placas e quase atinge carros
A Defesa Civil do Distrito Federal foi acionada, na manhã desta quarta-feira (23/9), para atender a uma ocorrência no viaduto que dá acesso à ponte Costa e Silva, no Lago Sul. Motoristas foram surpreendidos com pedaços de concreto que caíram da estrutura e quase atingiram veículos.
Circulam nas redes sociais vídeos que mostram as placas de concreto quebradas no chão. Alheios à situação, muitos motoristas passam por cima dos restos da estrutura, que havia caído minutos antes.
Em um áudio uma motorista conta que quase teve o veículo atingido por estilhaços de concreto.
“O viaduto está despencando. Quase caiu em cima do meu carro. Eu fui passar para entrar no Lago Sul e os bombeiros haviam fechado em cima e embaixo. Eu estava fazendo a voltinha da L2 e estava aberto ainda. Eu fui passar, começou a cair o viaduto em cima do meu carro. Eu tive de dar ré e eu não estava entendendo nada. Veio o bombeiro correndo, gritando. Foi uma loucura. Gente, pelo amor de Deus, o viaduto está caindo”, disse.
Segundo a Novacap, apesar do susto, a estrutura não está comprometida. “Pelas marcas identificadas no teto do viaduto, aparentemente algum caminhão com altura superior à permitida passou pelo local. Técnicos da Companhia estiveram na área durante a manhã e programam o serviço de recuperação para os próximos dias”, disse a companhia, em nota.
O Secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, esteve no local no início desta tarde e informou que a recuperação da área afetada será feita na manhã do próximo sábado (26/9). “Isso foi um acidente. Não tem nada de problema em relação à ponte, ela está absolutamente segura”, reforçou.
A obra para recuperar o elevado será feita diretamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Conforme Fauzi Nakfur Júnior, diretor-geral do DER, a manutenção deve começar no início da manhã de sábado e ser concluída até às 12h. Ele, porém, não soube especificar quanto deve ser gasto com a reforma.
“Faremos somente o fechamento do buraco. Será uma coisa rápida e terá um custo baixo, pois é só a parte superficial da laje do viaduto. Vamos paralisar o trânsito por algumas horas e colocar uma chapa mecânica para fechar”, explicou.
O diretor do DER fez ainda um alerta a motoristas de veículos como caminhões, para que observem a sinalização da altura de viadutos e pontes quando antes passar na pista abaixo. “Eles têm que observar as placas e ver se vai dar para seguir, pois isso foi um dano causado por essa falta de cuidado”, destaca.
O incidente ocorre dois dias após o início das chuvas no DF, depois de um longo período de estiagem. Foram 119 dias sem precipitações.
“Retiramos as placas que estavam penduradas nas ferragens e vamos retirar os pedaços de madeira que ainda correm risco de cair. Depois que a Defesa Civil entender que não há mais dano estrutural, o local estará liberado”, explicou o Tenente Paulo Jorge, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
“Possivelmente pode ter sido um caminhão que transporta contêiner de lixo e que empilhou um em cima do outro. Assim, passou raspando em cima”, avaliou, segundo informações do Metrópoles.