Tecnologia

Caesb está entre as 100 empresas mais inovadoras do país


Segundo a Agência Brasília, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi destaque na 20ª edição do prêmio As 100+ inovadoras no uso de TI 2020 ao conquistar a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país.

O prêmio é realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC. Os vencedores foram anunciados durante o primeiro dia do IT Forum Anywhere, que aconteceu na quinta-feira (10) de forma virtual em razão da pandemia. A iniciativa reúne e avalia projetos de TI que resultaram positivamente nos negócios das empresas, tanto públicas quanto privadas.

A Caesb conquistou a posição ao apresentar a integração dos sistemas tecnológicos desde a coleta de dados até a geração de painéis analíticos que permitem à empresa o planejamento e a execução de processos operacionais e administrativos.

A chefe de Tecnologia da Informação da Caesb, Márcia Sabino Duarte, conta que a companhia tem buscado a transformação digital em todos os seus processos. “No projeto apresentado, mostramos a integração dos sistemas com a coleta de dados via telemetria, gestão comercial, gestão de manutenção de sistemas hidráulicos com aplicativos mobile, gestão de documentos eletrônicos, de eficiência energética, de planejamento e de contrato”, esclareceu.

Segundo Márcia Sabino, os processos administrativos e operacionais são geridos por sistemas construídos internamente, o que elimina a necessidade do uso de papel. “Todos os serviços ofertados ao cidadão, por exemplo, estão disponíveis na internet e no aplicativo”, lembra.

Ela também conta que a Caesb investiu em internet das coisas com os hidrômetros que enviam os dados de consumo direto para a empresa. “Além disso, temos trabalhado com painéis inteligentes de dados (BI) que possibilitam importantes tomadas de decisão”, afirmou Márcia.

Mesmo com os resultados positivos e o reconhecimento de estar entre as 100 empresas mais inovadoras do país, a Caesb vai continuar investindo em tecnologia. “Estamos iniciando projetos de ciência de dados para aplicar inteligência artificial e algoritmos e melhorar a eficiência dos processos da empresa”, destacou Márcia Sabino.

Além disso, a Caesb vai realizar um hackathon em busca de soluções inovadoras para problemas identificados internamente. “O evento vai reunir programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções específicas para um ou vários desafios”, reforçou a  chefe da TI.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo